Ter liberdade significa ser livre de coerção. Isso é ser livre: é a base sobre a qual cada um construirá a sua vida. A partir daí, é a luta diária: você deve prover produtos e serviços aos consumidores, que te remunerarão conforme o valor que você agregar.
Trata-se de uma tentativa de pensar se existe ainda alguma possibilidade de imperativo ético depois da perda de referenciais que se iniciou na modernidade e atingiu seu ápice em nossa condição contemporânea. Imperativo este que, se possível, aqui somente é pensado numa esfera individual.
A moral pode ser compreendida como sendo o conjunto de valores, normas e noções do que é considerado certo ou errado dentro de uma cultura. Tais conceitos se relacionam às práticas de um código moral para que todos os indivíduos possam conviver em sociedade da forma mais saudável possível.
O que é Liberdade: Liberdade tem origem no latim libertas e significa a condição do indivíduo que possui o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade. Na tradição cristã, a liberdade está muitas vezes identificada como livre-arbítrio.
Ser livre é acreditar em si mesmo antes de acreditar no que o mundo considera certo ou errado. É ver o resultado de suas escolhas em cada olhar, sorriso ou lágrima deixada. É não se importar tanto com o futuro e deixar que o presente seja vivido ao lado de quem se ama.
Ser responsável é agir de modo a cumprir todas as obrigações que são inerentes a um indivíduo, como por exemplo pagar as contas do mês, fazer a lição de casa, finalizar todas as tarefas do trabalho e etc.
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.