Ser filha de Iemanjá é ter enraizado em si a maternidade, é querer abraçar os problemas do mundo com os próprios braços, é sentir no peito a dor do outro. Iemanjá protege quem cuida do mar. Sou filha do mar.
Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Yemanjá se mostram mais diretos. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus caracteres básicos, assim como o sentido da amizade e do companheirismo.
Quem é filho da Rainha dos mares pode ser arrogante, às vezes, mas no fundo é uma pessoa sensível, que se magoa facilmente. Ofende-se com facilidade e se sente inseguro com muita frequência. Mas isso tudo sem demonstrar nada para ninguém. É forte e orgulhoso, e tenta fazer o máximo para que nada o incomode.
Oxum é a rainha das águas doces, sem ela ninguém vive", conta a mãe de santo. No Brasil, Iemanjá, outra orixá das religiões de matriz africana, também recebe o título de "rainha das águas".
Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.
De maioria feminina, o arquétipo da filha de Iemanjá é uma mulher querida, carinhosa, preocupada com todos ao seu redor e que se destaca pelos seus dotes culinários e cuidado na alimentação das pessoas que ama. Costumam ser extrovertidas e assumir a liderança da casa, são muito respeitadas pela sua sabedoria e comando.