Quando nos referimos à comunidade de comunidades, estamos nos referindo às pessoas unidas pelo batismo cristão que se encontram em distintas comunidades. ... Pessoas que se empenham para tenaz, decidida e pacientemente se deixarem abrasar pela graça recebida no batismo.
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
Geralmente, em uma comunidade religiosa as pessoas compartilham as mesmas crenças seguem os mesmos ensinamentos e buscam construir um mundo melhor.
São grupos de autogestão das relações pessoais que ajudam em questões de emprego ou de família, como problemas na escola ou na saúde. Esse não é, contudo, papel exclusivo das igrejas evangélicas, como relembra Marcelo Natividade, antropólogo e jornalista com pesquisas voltadas para artes, religiosidade e sexualidade.
Ser igreja implica em compromisso efetivo na vivência do cristianismo. ... A luz do texto de Atos 11.19-26 depreendemos que ser igreja hoje implica em estarmos intimamente identificados com Jesus Cristo na ideologia eclesiológica, bem como no labor eclesiástico, tendo como propósito prioritário a proclamação do evangelho.
A Comunidade Mundial de Vida Cristã é governada pela Assembleia Geral, que determina as políticas e normas, e pelo Conselho Executivo Mundial, que é responsável pela sua implementação ordinária. A Comunidade Nacional compreende todos os membros que em um determinado país procuram viver o estilo de vida e a missão CVX.
Nesse ponto, o autor Zygmund Bauman nos esclarece: "pertencer a uma comunidade significa renegar parte de nossa individualidade em nome de uma estrutura montada para satisfazer nossas necessidades de intimidade e da construção de uma "identidade"."
Tais comunidades religiosas surgem baseadas na idéia de estreitamento dos vínculos afetivos não-individualizados e do fortalecimento de uma vida de retidão, fé e orações comuns, que tem como objetivo estender-se para a sociedade.
Muitas pessoas se reúnem em comunidades religiosas a fim de vivenciar coletivamente a fé.
O PAI, A MÃE, OS FILHOS FORMAM UMA FAMÍLIA. ... A FAMÍLIA É O PRIMEIRO GRUPO DE PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS, ESSE GRUPO FORMA A COMUNIDADE FAMILIAR. EM ALGUMAS FAMÍLIAS, O PAI E A MÃE, SE SEPARAM E VÃO MORAR EM CASAS DIFERENTES. ENTÃO OS FILHOS PASSAM A MORAR NA CASA DO PAI OU NA CASA DA MÃE.