Em política, chama-se colónia ou colônia a um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar ou por representantes do governo de um país a que esse território não pertencia (metrópole).
As colônias em geral se dividem em dois tipos: colônias de povoamento e colônias de ocupação. As colônias de povoamento se formavam em lugares pouco habitados. Cidadãos comuns se mudavam para esses lugares, passando a cultivar a terra e estabelecendo pequenos negócios.
ILHAS FALKLAND
Aliás, o nome Brasil só foi aplicado a toda a colônia depois de certo tempo. O norte foi chamado várias vezes de Estado do Grão-Pará e Maranhão e o nome Brasil só se aplicava ao sul. O Brasil, assim, é uma colônia que se transformou numa nação, algo diferente de um feudo que se transformou em reino.
Somente o Reino Unido possui territórios como Anguilla, Bermudas, Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, essa reivindicada pela Argentina, Montserrat, Gilbraltar, Ilhas Pitcairn, Santa Helena, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas.
A colônia é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie estão unidos fisicamente, formando uma unidade estrutural e funcional. ... Como exemplo de uma colônia com capacidade de movimentação, podemos citar a caravela-portuguesa, enquanto os corais são exemplos de colônias fixas.
Cronologia#CriaçãoColônia ou Província31630Província de Massachusetts41633Província de Maryland51636Colônia de Rhode Island61636Colônia de Connecticut
Havia dois tipos de colónias, as apoikiai e as emporia. As primeiras eram cidades-estado autónomas; as segundas eram colónias que funcionavam como meros entrepostos comerciais.
A África Portuguesa compreende os territórios que foram colonizados pelos portugueses durante o século XV-XVI no continente africano. Em consequência da expansão ultramarina foram dominados os territórios hoje pertencentes a Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.
O Brasil Colônia é o período que compreende os anos de 15. Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza, no litoral brasileiro.