Batismo é uma ordenança de Jesus ( João 3.5) e ATO PROFÉTICO público de FÉ em JESUS, onde a pessoa arrependida, submerge na água, e um ritual simbólico, pois a pessoa morre para sua vida de práticas pecaminosas e levanta da água purificado de seus pecados, para seguir a Cristo.
Quando fomos batizados em Cristo, fomos revestidos de Cristo! ... Somos incluídos em Cristo e nos tornamos participantes de Sua vida – somos vivificados. No batismo, nos é devolvida a vida de Deus porque nos unimos a Cristo. Por isso nos tornamos filhos de Deus, pela fé, em Cristo Jesus (Gl 3.26,27).
O batismo de Jesus marca o início do ministério público de Jesus. Este evento é narrado nos três evangelhos sinóticos (Mateus, Lucas e Marcos, enquanto que em João 1:29-33, que não é uma narrativa direta, João Batista testemunha o episódio.
João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse. ... João Batista testificou que Jesus era o Filho de Deus.
No Batismo de Jesus o Pai apresenta o Filho e o envolve com seu Espírito de amor, o Espírito Santo. Ao fazer-se batizar por João, Jesus, o filho amado, está assumindo oferecer toda sua vida para purificar-nos de nossos pecados. Coloca-se entre pecadores, solidariza-se conosco.
porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
A Bíblia nos ordena pregar o evangelho e batizar os convertidos. Porque no ato do batismo, ao imergirmos alguém nas águas, simbolicamente aquela pessoa está sendo sepultada com Jesus, e ao levantarmos ela das águas, estamos profetizando a ressurreição dela com Cristo para viver uma nova vida a partir daquele momento.