Para ser amigo de Deus é preciso estar disposto a sofrer Deus e sua causa, bem como investir tempo em convivência com ele, o que implica, necessariamente, investir tempo na convivência com as pessoas, ouvindo suas alegrias e tristeza, buscando sempre ser instrumento de Deus para que a libertação e a vida possam se ...
No Livro dos Provérbios, o autor bíblico lembra que "há amigos mais fiéis que um irmão" (Pr 18, 24). ... Com razão, ele diz que "um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. Não há nada que se compare, é um bem inestimável. Um amigo fiel é um bálsamo de vida." (Ecl 6, 14).
Abraão (em hebraico: אברהם, Avraham ou 'Abhrāhām) é um dos vultos do antigo testamento. ... E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5).
Jesus disse que somos amigos dele: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando" (João 15: 14). ... A maior prova de sua amizade, Jesus deu a sua vida por nós e não há nada maior do que isto. Ele confiou em nós e podemos confiar nele porque é o nosso amigo e está próximo de nós.
O livro do Eclesiastes 6, 14-17, assim define o amigo: "um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. ... Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante".
Sabedoria popular: "Quem tem um amigo tem um tesouro". Jesus ao ditar a regra de conduta aos seus discípulos disse, "que vos ameis uns aos outros como eu vos amei", e declara, em seguida, que "não há maior Amor do que doar a sua própria vida pelos seus amigos" (João, 15:13).