Adido militar é um representante militar que tem o objetivo de realizar missões diplomáticas junto ao governo estrangeiro, com o período de um ano de atuação. Um exemplo de laços diplomáticos militares que o Brasil mantém é com os Estados Unidos e a Inglaterra.
Nas embaixadas mais importantes, o Adido de Defesa é o Oficial mais antigo (graduado) dos Adidos Militares representantes dos Ramos das Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea.
A legislação federal garante ao Exército a prerrogativa de anular, em qualquer tempo e por iniciativa própria, a incorporação de militar que apresente incapacidade para o serviço por causa de doença que ele já tivesse antes de entrar na carreira.
§ 2º Militar da reserva é o que, tendo prestado serviço na ativa, passa à situação de inatividade permanente, remunerada ou não.
Adido: o termo "adido" é frequentemente usado para designar um agente diplomático que não é um diplomata de carreira. Não sendo membro do serviço diplomático do seu país, foi apenas adido a uma missão diplomática.