Sedimentos são pedaços de solo ou de rochas deteriorados em pequenas partes, ou até em pó ou poeira. Quando esses sedimentos se aglutinam, dão origem às rochas sedimentares. ... A formação de sedimentos pode ser ocasionada pela água ou pelos ventos.
Enquanto o solo se apresenta na superfície da crosta terrestre, os sedimentos são originados através da sedimentação dos materiais, geralmente sob um corpo hídrico: lagoas, rios e mares. Todos os dois estão diretamente relacionados à composição geográfica de alguma região.
3.1.3 Transporte de Sedimentos Com estas palavras permite-se entender que o transporte de sedimentos engloba todo o processo situado entre a erosão e a deposição do sedimento. Os sedimentos têm origem na erosão da bacia e na erosão do leito e margens dos rios.
Outro importante agente externo são os ventos, que atuam no relevo também em um processo lento e gradual, esculpindo as formações rochosas e transportando os sedimentos presentes no solo em forma de poeira. A ação dos ventos sobre o relevo é também chamada de erosão eólica.
Em resumo, a analise de sedimentos avalia riscos de contaminações ou efeitos nocivos das atividades antropogênicas, ou seja, derivados de atividades humanas.
Existem três tipos de sedimentos, de acordo com o processo da sua formação: os sedimentos detríticos ou clastros, os sedimentos de origem química ou quimiogénicos e os sedimentos biogénicos.
O estudo dos sedimentos fluviais pode ajudar na identificação dos principais processos que compõe a dinâmica do sistema fluvial. ... Ressalta-se que no sistema fluvial, a conectividade dos sedimentos pode variar conforme a origem dos sedimentos e capacidade do fluxo de transportar diferentes granulometria.
Erosão pode ser entendida como o processo de transporte de materiais intemperizados. Isto significa dizer que, os processos erosivos são responsáveis por desagregar, transportar e depositar sedimentos de um local para outro.