O Sede perfeitos constitui o apelo do divino Mestre para o nosso esforço permanente de evolução, como assinala a questão 115, de O Livro dos Espíritos, a obra basilar da Doutrina Espírita: "Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento.
Diz o texto: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste". ... Ninguém vai ser perfeito como o Pai celestial!". Mas Jesus está dizendo: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste". O padrão aqui não é a inerrância, nunca falhar, pois somos humanos e temos uma natureza caída.
adjetivo Que não tem defeitos; ideal, impecável; excelente. Que está terminado; sem falhas, lacunas; completo, absoluto, total. Que se sobressai por ser excepcional; magistral.
O homem completo, em termos bíblicos, é o homem teleios, palavra grega que significa "pleno, finalizado, perfeito - nada mais é necessário".
O espiritismo nos instrui que o dever que vem do coração eleva o homem, pois é aquele feito com com sentimentos nobres e divinos. ... "O dever começa, precisamente, no ponto em que ameaçam a felicidade ou a paz do nosso próximo, e termina no limite em que não desejaríeis ver transposto em relação a vós mesmos".
Os Bons Espíritas são aquelas pessoas que, em suma, representam também os verdadeiros cristão. ... O Evangelho descreve que Os Bons Espíritas compreendem a Doutrina através do que chama de Maturidade do senso moral. Esse aspecto independe da idade ou grau de instrução, assim como de questões materiais.
A condição para ser "humano" é nada menos do que a imperfeição. Partindo dessa premissa, você torna-se perfeito quando assume as suas imperfeições. Aceitar essa condição é o primeiro passo para tirar das costas o imenso fardo de se obrigar à perfeição, ou seja, destituído de defeitos de qualquer ordem.
Dicas