Significado de Secreção substantivo feminino Ação ou efeito de secretar. [Fisiologia] Desenvolvimento e/ou descarga (numa glândula, órgão, organismo etc) de certas substâncias para o meio externo. [Fisiologia] Essa substância que foi expelida e/ou secretada.
Definem-se como secreção as substâncias produzidas pelas células a partir de outras substâncias presentes na corrente sanguínea. O tecido epitelial glandular é a estrutura responsável pela produção e liberação das secreções.
Nos seres humanos e animais, a secreção serve como o meio que o corpo possui para lançar produtos celulares com importância funcional para fora das células secretoras. Pode ser tipificada em pus, secreção nasal e suor.
Umbigo vazando líquido pastoso com odor forte ou a presença de mau cheiro no umbigo e secreção podem ser sinais de umbigo inflamado ou infeccionado. Sujeira, bactérias, fungos podem ficar alojados dentro do umbigo e começar a se multiplicar ou acumular. Isso pode causar uma infecção ou inflamação no umbigo.
A secreção no ouvido, também conhecida como otorreia, pode acontecer devido a infecções no ouvido interno ou externo, lesões na cabeça ou no tímpano, ou mesmo por objetos estranhos.
A secreção celular é um importante processo que envolve uma organela denominada de complexo golgiense. Por causa da relação existente entre a secreção e essa organela, uma maior quantidade de complexo golgiense é encontrada em células especializadas nesse processo.
O que é Secreção nasal? A secreção nasal é um problema extremamente comum. O muco ou catarro é produzido por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, camada que reveste internamente as vias aéreas. O muco é composto por água (90 a 95%), glicoproteínas, sais e restos celulares.
Funções. As principais funções do complexo de Golgi são o armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. Quando eliminadas por essa estrutura, as substâncias vão para outras partes do corpo.