Em essência, Saúde Única reconhece que a chave para a saúde humana está no equilíbrio dos ecossistemas e na conservação da biodiversidade, e entende que prevenir o surgimento de zoonoses passa necessariamente por propor soluções que tenham em vista o bem-estar humano, animal e do planeta.
No português, Saúde Única, o termo trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global.
'Saúde única' ou 'One health' é a abordagem multidisciplinar da saúde, considerando os três pilares indissociáveis humano-animal-ambiente.
"O conceito de saúde única vem no sentido de verificar que homens e animais convivem no mesmo ambiente e vemos que há um elo indissociável entre essas relações", apontou. Sobre a dinâmica dessas interações, Fred destaca o risco de novas doenças e apela ainda para o uso racional de antibióticos em humanos.
A atuação do médico-veterinário na Saúde Única é exercida desde os primórdios, na origem da Medicina Veterinária, prevenindo, controlando ou erradicando doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população.
Entretanto, o termo Saúde Única foi instituído em 2008 pela iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e da Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura (FAO) com o objetivo de realizar um trabalho integrado destes três pilares para garantir uma boa ...
'Relação entre saúde humana e sanidade animal deve ganhar evidência' Um estudo realizado pelo Insper Global Agro revelou que a ligação entre saúde humana e sanidade animal deve ganhar maior destaque nos próximos anos. O documento revelou ainda que 70% das doenças epidemiológicas em humanos são geradas por zoonoses.
O conceito de Saúde Única ("One Health" originalmente) se refere à estreita relação existente entre a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental. É através desse conceito que os organismos de todo mundo podem planejar um conjunto de políticas públicas para prevenção e controle de enfermidades em todos os territórios.
Por conta disso esse profissional tornou-se peça fundamental dentro do conceito de saúde única, estabelecido pela OMS- Organização Mundial da Saúde, formado pelo indissociável tripé: ambiente saudável, saúde animal e saúde humana. "Esses três fatores têm de estar ligados e cuidados para termos saúde.
O que ocorre na China é importante para a América Latina. Em diferentes hotspots do mundo estão surgindo novas doenças, e um controle global pode impedir que elas se espalhem."