Saúde preventiva é o nome dado ao ato de remediar problemas, como doenças, e não necessariamente tratá-los. O seu principal objetivo é evitar que esse tipo de ocorrência surja para que, assim, o paciente tenha mais qualidade de vida e longevidade sem precisar de intervenções terapêuticas.
Para evitar isso, existe a medicina preventiva, uma especialidade médica que tem como objetivo principal a prevenção das doenças.
Do ponto de vista dos serviços de saúde, as ações de medicina preventiva podem ser divididas em três fases: primária, secundária e terciária. Contudo, dentro dessas fases, é possível identificar cinco diferentes níveis de prevenção, de acordo com o tipo e o objetivo destas ações.
Como prevenir doenças: 4 dicas para se ter uma saúde melhor
A ideia da OMS nessa data é mostrar que ter saúde vai muito além de não estar doente. Ser saudável significa ter qualidade de vida do ponto de vista físico, mental e social. A data esclarece à população sobre o que há de mais importante neste assunto, como prevenção, tratamento e a promoção da saúde no mundo.
Hábitos simples como tomar banho, lavar as mãos e escovar os dentes estão entre as principais atitudes preventivas para o bem-estar. A higiene pessoal é o conjunto de cuidados que todos devem ter com o corpo diariamente.
Prevenção primária: é o principal método dessa abordagem da medicina, pois atua para evitar a ocorrência da doença e sua permanência no organismo. Para isso, atua antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas.
A Medicina é uma das áreas do conhecimento que mais exigem responsabilidade e comprometimento de quem a exerce. O bom médico investe constantemente em renovação e aperfeiçoamento, mantendo-se informado sobre novas conquistas científicas e preparado para novas enfermidades.
Prevenção primária: é o principal método dessa abordagem da medicina, pois atua para evitar a ocorrência da doença e sua permanência no organismo. Para isso, atua antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas.
A medicina preventiva inclui todos os aspectos da assistência médica destinada a prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde antes do seu estabelecimento: Exames de saúde regulares, com exames de sangue para detectar fatores de risco numa fase inicial.