Informações ao Paciente – Oximetria de pulso O nível de oxigênio mensurado com um oxímetro é chamado de nível de saturação de oxigênio (abreviado como O2sat ou SaO2). A SaO2 é a porcentagem de oxigênio que seu sangue está transportando, comparada com o máximo da sua capacidade de transporte.
A faixa normal de saturação de oxigênio para adultos é de 94 a 99%. Qualquer pessoa com um nível de SpO2 abaixo de 90%, provavelmente precisará de O2 suplementar, que será prescrito pelo médico de cuidados primários ou o pneumologista.
A importância da oximetria consiste em permitir a medição ininterrupta da saturação de oxigênio (SpO2) da hemoglobina arteriolar; esta monitorização fornece informação acerca dos sistemas cardíaco e respiratório e do transporte de oxigênio no organismo.
Nível mais baixo do que o normal de oxigênio no sangue é definido como o hypoxemia. Geralmente, um nível da saturação do oxigênio de mais baixa de 90% é considerado como o hypoxemia, que pode resultar das complicações cardiopulmonares, da apnéia do sono, de determinadas medicinas, e de exposição da alta altitude.
Medida e alcance da saturação O valor da saturação de oxigênio em sangue para os humanos sãos está na faixa de 95-99%. Para as pessoas fumantes, estes valores são mais baixos. Uma saturação de oxigênio em sangue inferior ao 90% implica uma hipoxia que pode ser originada, entre outras causas, por uma anemia.