O Sangue (XUE) tem a função de nutrir os tendões, os músculos e a pele. Se o Sangue (XUE) é insuficiente, a pele e os cabelos estarão secos, surgindo escamosidade, secura e coceira. A estagnação de Sangue (XUE) causa aspereza e coceira na pele, com descamação e crostas, como na psoríase.
Sabores picantes-quentes e picantes-mornos, pois secam o Sangue. Chá preto, chocolate quente, especiarias picantes, como alho, gengibre, pimenta, curry, canela, etc. Bebidas energeticamente quentes, como café, álcool de alto teor alcoólico, chai.
Para a Medicina Chinesa, o Sangue (Xue) é uma modalidade de apresentação do Qi, de grande densidade e materialidade. O Sangue é inseparável do Qi. O Qi dá vida ao Sangue. Sem o Qi o sangue seria um fluido inerte.
Xue significa "sangue" e segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que possui uma conotação diferente da ocidental, ele não pode ser separado do Qi, que é quem o move. O Sangue possui a função de nutrir e umedecer o organismo, além de dar origem e suporte à Mente (Shen).
O Qi na Medicina Tradicional Chinesa A teoria da Medicina Tradicional Chinesa afirma que o corpo tem padrões naturais de Qi que circulam por canais denominados meridianos em Português.
A partir da relação entre sabores, alimentos e órgãos, pode-se concluir que, para fortalecer ou tonificar um órgão, deve-se consumir alimentos associados. Por exemplo, para tonificar o Baço, deve-se consumir preferencialmente arroz, abóbora, carne bovina, amêndoas e inhame.
Restaurar o equilíbrio do Fígado requer não apenas mudanças na dieta, mas também mudanças no estilo de vida, como redução do estresse, exercícios regulares de relaxamento, períodos de descanso e meditação, bem como expressão adequada das emoções.
Sangue - Xue Ele se desenvolve a partir da essência dos fluidos alimentares que são extraídos pelo Estômago e pelo Baço-Pâncreas. Os rins também contribuem para a formação de Sangue. O Gu Qi obtido nos alimentos é transformado através do Pulmão e subsequentemente conectado ao Qi Ancestral (Zong Qi).
O Qi aquece e protege o corpo (Qi de defesa [Wei Qi]), é responsável pelo crescimento, pelo desenvolvimento e pelas atividades mentais e físicas. O Qi (Zhen Qi) flui através dos canais energéticos do corpo, conhecidos como meridianos. Cada órgão tem seu próprio Qi, que controla a sua função.