Samaritano é uma palavra referente ao povo ou indivíduo natural da antiga região de Samaria e também à língua falada naquela região. ... Os Samaritanos eram considerados impuros pelos judeus. Da Bíblia do Judaísmo, seguem apenas o Pentateuco. Os samaritanos têm a sua própria doutrina religiosa: o Samaritanismo.
O encontro de Jesus com a mulher samaritana poderia ser descrito como "a vitória do evangelho sobre os preconceitos sócio-culturais". Os judeus e samaritanos não se entendiam desde os tempos de Oséias, o último rei de Israel. ... Isto aconteceu em 722 a.C. Somente os pobres puderam ficar em Israel (cf. Jr 39.10).
A princípio, quando o Senhor Jesus pediu água à mulher samaritana, ela ficou desconfiada, porque Ele era judeu, pois os judeus não tinham relações com os samaritanos. ... Ela tinha certeza de que isso era inatingível pelas pessoas comuns, então ela considerou o Senhor Jesus um profeta.
A samaritana no poço é um episódio da vida de Jesus que aparece apenas no Evangelho de João, em João 4:4-26. Na tradição da Igreja Ortodoxa, a samaritana é conhecida como Fotina (Photine - de φως, "a luminosa").
De uma simples conversa inocente, a samaritana encontra o Salvador que transforma a sua vida. Ela experimenta a total acolhida, sem discriminação, ódio ou rancor, mas a oferta de uma vida nova. Jesus pede para dar; pergunta para responder; sente sede para se oferecer como água viva.
Sacerdote (do latim Sacerdos – sagrado; e otis – representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular.
O monte Gerizim era considerado sagrado pelos samaritanos. Quando os judeus regressaram do exílio, os samaritanos construíram ali um templo.
II. Jesus respondeu: «Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede.
Poço de Jacó, também conhecido como Fonte de Jacó e Poço de Sicar, é um poço profundo escavado na rocha sólida que tem sido associado a tradição religiosa com Jacó por cerca de dois milênios. Está situado a uma curta distância do sítio arqueológico de Tell Balata, que é considerado como o local de Siquém bíblica.