A sacarose, chamada popularmente de açúcar de mesa, é um carboidrato dissacarídeo natural encontrado em frutas, vegetais e grãos. Além disso, é comumente adicionada a muitos alimentos processados, como doces, sorvetes, cereais matinais, alimentos enlatados, refrigerantes e outras bebidas adoçadas.
Os que se apresentam na sua forma livre ou adicionados a alimentos, como a sacarose (açúcar de mesa), o mel e os xaropes, são mais cariogénicos uma vez que estão mais disponíveis para as bactérias da cavidade oral e promovem uma maior produção de ácidos, o que destrói o esmalte dentário .
A sacarose é classificada como um dissacarídeo, e sua fórmula química é C12H22O11. A sacarose é formada através da condensação de uma molécula de frutose e uma de glicose, como um resultado da fotossíntese produzida pela planta.
A glicose e a frutose são carboidratos ou glicídios, classificados como oses, pois não sofrem hidrólise. Já a sacarose é um osídio, pois pode sofrer hidrólise. Ela é um dissacarídeo, pois, ao reagir com a água, forma duas moléculas de oses, que são exatamente a glicose e a frutose.
Frutose é o açúcar natural das frutas Naturalmente doce e encontrada sobretudo nas frutas, a frutose é um outro monossacarídeo muito importante para o nosso organismo! Quando ingerida, ela é metabolizada e transformada em glicose, servindo, consequentemente, como fonte de energia para o nosso corpo.
A sacarose não é um açúcar redutor. Isso significa que os dois grupos redutores dos monossacarídeos que a formam estão envolvidos na ligação glicosídica, ou seja, o átomo de carbono C1 da glicose e C2 da frutose devem participar da ligação.