O rouleaux eritrocitário ocorre devido ao aumento sérico de globulina e a diminuição de albumina, também observado por Feldman et al. (2000). Tabela 1. Média e desvio padrão dos parâmetros hematológicos de cães naturalmente infectados por Leishmaniasp.no município de Teresina-PI.
ROULEAUX – refere-se ao empilhamento de hemácias (como moedas) ocorrendo usualmente quando as proteínas plasmáticas estão aumentadas. Recomenda-se que a presença de rouleaux seja reportada sempre que observada. ANISOCITOSE – é definida como um aumento na variabilidade do tamanho das hemácias.
A produção de hemácias (eritropoiese), nos animais adultos, ocorre na medula óssea a partir de uma istem Cell; que se diferencia em Unidade Formadora de Explosão Eritróide e posteriormente em UFC8 Eritróide por estimulação da interleucina 3, dos hormônios tireoidianos, andrógenos e da EPO, iniciando um processo de ...
Para avaliação e classificação da anemia, existem três parâmetros. O primeiro é baseado no tamanho das hemácias e teor de hemoglobina avaliando-se o Volume Corpuscular Médio (VCM) e a Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM).
Rouleaux consiste no empilhamento ou grumos das hemácias. A presença de "hemácias em rouleaux" está relacionada ao aumento da concentração sanguínea das proteínas, como fibrinogênio e globulina (HENDRIX, 2002).
Esse efeito é conhecido como "Fator Zeta" e, quando este é anulado, as hemácias empilham-se formando o Rouleaux. Ocorre em situações como o mieloma múltiplo devido ao aumento de gamaglobulinas no sangue.
A eritropoese pode ser dividida em três fases distintas: a vinculação da célula progenitora pluripotencial com a diferenciação eritroide, a fase eritropoetina-independente ou precoce, e a fase eritropoetina-dependente ou tardia.
As hemácias são produzidas na medula óssea e sua produção (eritropoiese) é estimulada pelo hormônio glicoproteico chamado de eritropoetina. Esse hormônio é produzido após o nascimento principalmente pelos rins, já na fase fetal é produzido no fígado.
Parâmetros vitais em animais domésticos: como fazer a avaliação