A diferença é que DNA é a molécula que armazena as informações genéticas em todos os seres vivos, RNA, é a molécula responsável pelo processo de transcrição e tradução, produzindo uma nova proteína. ... O DNA é capaz de se condensar em cromatina e cromossomo, já o RNA não é capaz disso, é sempre um filamento de fila única.
DNA e RNA são siglas de substâncias químicas envolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos; são ácidos nucleicos encontrados em todas as células humanas.
Significado de DNA substantivo masculino [Bioquímica] Sigla do inglês que se refere ao ácido desoxirribonucleico; ácido nucleico que está repleto de fósforo e desoxirribose; ADN.
Qual a diferença entre dna e rna? A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.
Adenina, guanina, citosina, timina e uracila As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição. Elas, juntamente com um açúcar e um ácido fosfórico, formam o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA), encontrados nas células dos seres vivos.
O DNA é encontrado no núcleo das células Eucariontes, e solto dentro das células Procariontes. Qualquer célula do corpo contém o DNA em seu núcleo (já que todo o nosso corpo é formado por células Eucariontes).
O nucleotídeo do RNA diferencia-se do DNA na pentose e na base nitrogenada. A pentose do RNA é a ribose, e do DNA é a desoxirribose. No RNA, como base nitrogenada, temos citosina, adenina, guanina e uracila. No DNA, temos citosina, adenina, guanina e timina.