Para Gandara (1985), na Educação Física, o ritmo constitui a coordenação motora e a integração funcional de todas as forças estruturadoras, tanto corporais como psíquica-espiritual. ... Para estimular o ritmo na criança, pode-se bater palmas, assobiar, estalar os dedos, bater as mãos nas coxas, entre outros.
Ritmo: Os movimentos corporais podem ser realizados, seguindo o ritmo marcado pela voz, pelo batimento das mãos ou pés, por instrumentos de percussão ou pela música. Com efeito, o som constitui-se como um estímulo significativo a que o corpo responde com naturalidade.
Ritmo designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado.
O ritmo pode ser individual (ritmo próprio), grupal (caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe), mecânico (uniforme, que não varia), disciplinado (condicionamento de um ritmo predeterminado), natural (ritmo biológico), espontâneo (realizado livremente) e refletido ...
A descontração é "a qualidade física compreendida como fenômeno neuromuscular resultante de uma redução de tensão na musculatura esquelética" (TUBINO, 1984, p. 181). Portanto, tanto o Tônus Muscular quanto o Sistema Nervoso têm papeis fundamentais neste processo.
O som e o movimento corporal acompanham o homem desde sua concepção. O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da aprendizagem corporal.
Ritmo e ritmo corporal O ritmo faz parte das ações fisiológicas e emocionais do indivíduo e também da natureza, ou seja, somos influenciados diretamente pelo ritmo. O ser humano depende do ritmo em todas as suas atividades, sejam elas: se alimentar, deslocar, dormir, trabalhar entre outras atividades.
A resistência, também capacidade de resistência ao cansaço, é a capacidade de poder executar, durante o maior tempo possível, um esforço estático ou dinâmico, sem diminuir a qualidade do exercício.