A retroalimentação positiva está muitas vezes associada a situações patológicas. É um mecanismo de retroalimentação que não contribui para a estabilidade do sistema, dado que promove o incremento dos desvios ao equilíbrio, afastando o valor da normalidade.
O mecanismo de feedback negativo pode ser observado em várias situações, sendo uma delas o aumento de dióxido de carbono no corpo. Sabemos que os seres humanos são capazes de prender a respiração por um certo tempo, entretanto, após algum período, mecanismos involuntários nos forçam a respirar.
Diferente do negativo, o feedback positivo é um mecanismo que amplifica o estímulo. Nesse sentido, esse mecanismo, às vezes, torna-se perigoso. Esse é o caso da perda excessiva de sangue. Quando ela ocorre, pode haver o comprometimento do bombeamento de sangue pelo coração.
Existem dois tipos de mecanismo de retroalimentação: positiva e negativa. O mais comum e mais importante é a retroalimentação negativa. Neste caso a concentração aumentada de um hormônio inibe a produção deste mesmo hormônio, geralmente através da interação com o hipotálamo e hipófise.
Significado de Retroalimentação Todo processo que esteja envolvido com o controle de um sistema, através do conhecimento do resultado de suas respostas. [Por Extensão] As respostas encontradas nesse processo. [Medicina] O fluxo daquilo que se realimenta de maneira retrógrada por meio do sistema nervoso.
Um dos conceitos mais importantes da fisiologia é o de feedback, termo em inglês que normalmente é traduzido como retroalimentação. Esse termo foi proposto para nomear o conjunto de respostas promovidas pelos sistemas do nosso corpo diante de um desequilíbrio.
Significado de Retroalimentação Ação de enviar elementos da saída de um sistema em direção a sua entrada, visando o controle e/ou reforço. Todo processo que esteja envolvido com o controle de um sistema, através do conhecimento do resultado de suas respostas. ... Retro + alimentação.