Variáveis de interesse em um experimento (aquelas que são medidas ou observadas) são chamadas de variáveis de resposta ou dependentes. Outras variáveis, no experimento que afetam a resposta e podem ser definidas ou medidas pelo experimentador, são chamadas preditoras, explicativas ou independentes.
VARIáVEL RESPOSTA É o evento que se pretende estudar (exemplo: ocorrên- cia de câncer), sendo dependente das variáveis preditoras.
A variável dependente é a variável que se ajusta por causa da variável independente. As duas variáveis podem estar conectadas por circunstâncias e resultados lógicos. Se a variável independente muda e elas estão relacionadas, então a variável dependente é influenciada.
Variáveis independentes são aquelas que são manipuladas enquanto que variáveis dependentes são apenas medidas ou registradas. Esta distinção confunde muitas pessoas que dizem que "todas variáveis dependem de alguma coisa". Entretanto, uma vez que se esteja acostumado a esta distinção ela se torna indispensável.
1. Que prediz ou serve para prever (ex.: factor preditor). 2. Aquilo quer serve para prever ou tentar prever algo (ex.: a calcificação vascular é um preditor da mortalidade cardiovascular).
Uma variável de resposta é uma quantidade particular sobre a qual fazemos uma pergunta em nosso estudo. Uma variável explicativa é qualquer fator que pode influenciar a variável de resposta. Embora possa haver muitas variáveis explicativas, nos preocuparemos principalmente com uma única variável explicativa.
A variável dependente apresenta modificações em função da alteração da variável independente. Pode ser explicada como valor ou fato, considerada como efeito em determinadas hipóteses. É também chamada de variável de critério.
Variável independente: É a medida do lado não dependente de nenhuma outra medida variável. Variável dependente: É uma medida que dependerá do valor de outra medida variável. Costumam ser muito representadas com as letras Y, Z, A, B e C.