A etapa de repicagem nada mais é que o transplantio de uma mudinha de um local para outro no mesmo viveiro. ... Assim, quando as mudas estiverem no tamanho adequado, o que depende da espécie, devem ser repicadas para o viveiro.
A repicagem é o transplante de uma planta de um local para outro no mesmo viveiro. Assim, pode-se retirar as plantas que apresentam algum tipo de deformação ou baixo vigor. Esta operação é executada manualmente, de um recipiente onde há duas plantulas para outro recipiente onde nenhuma semente germinou.
Viveiricultura: produção de mudas de um modo geral, para os outros ramos da horticultura.
Mondas, ou capinas manuais são operações de eliminação das plantas indesejá- veis que, eventualmente, crescem nos recipientes, junto com as mudas.
Este procedimento tem como objetivo agrupar mudas de mesmo tamanho, evitando desequilíbrios na competição, principalmente por luz. A moveção também é feita para evitar a fixação no solo das raízes que transpuseram o recipiente. A seleção das mudas antes da expedição é uma operação indispensável.
O sistema de produção de mudas é o inicio do crescimento de uma planta, que se desenvolve em local específico, para depois ser transplantada para o canteiro ou área definitiva. Atualmente, é o sistema mais indicado e utilizado, principalmente no cultivo protegido.
A repicagem é a transferência das plântulas para o tubete. Quando a taxa de germinação é desuniforme e baixa, as sementes são colocadas para germinar na em uma caixa com areia (sementeira) e depois de germinadas são transferidas para os tubetes, onde irão crescer e se desenvolver.
A vermiculita é um substrato ou condicionador com diversas utilidades. Pode ser utilizada pura para germinação de sementes e produção de mudas ou misturada com a terra, para melhorar as propriedades do solo. ... Constitui-se também num elemento condicionador de solos, muito utilizado como substrato.
Um viveiro de plantas ou "berçário de plantas", em agricultura, silvicultura, arboricultura ou horticultura, é um campo ou uma parcela de terra reservada para a multiplicação e para a cultura de plantas lenhosas, principalmente árvores, arbustos e plantas vivazes, até que se tornem aptas para serem transplantadas ou ...
A produção de mudas de espécies frutíferas ou florestais tem como objetivo atender as demandas por plantios, tanto com finalidades comerciais ou para fins ambientais, tais como a recuperação de áreas alteradas ou degradadas, que é uma das diretrizes do IDEFLOR-Bio.