As regras são flexíveis e livremente estabelecidas ou modificadas pelos participantes. As regras são preestabelecidas para cada modalidade esportiva, por suas instituições regulamentadoras. Não exige premiação. Costuma existir premiação para os vencedores, como medalhas, troféus ou dinheiro.
São exemplos de jogos as brincadeiras infantis tradicionais (como o "pique-pega" e o "pique-bandeira", que recebem diferentes nomes em diferentes regiões do país), os jogos de imaginação infantis, onde as crianças criam as próprias regras, e os jogos de imaginação, como o RPG, onde os participantes podem adaptar um ...
O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos.
Os jogos de regras são classificados como: sensório-motor, exemplo futebol, e intelectuais (exemplo xadrez). O que caracteriza o jogo de regras é a existência de um conjunto de leis imposto pelo grupo, sendo que seu descumprimento é normalmente penalizado, e uma forte competição entre os indivíduos.
Qual a diferença entre jogo e esporte? ... O jogo é uma atividade recreativa e suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos próprios participantes. O esporte é uma atividade física institucionalizada, com objetivos lúdicos ou profissionais, e que possui regras definidas por instituições regulamentadoras.