Certidão de Registro Auxiliar – Por Quesito: Relaciona-se a atos que foram atribuídos por lei ao registro de imóveis mas que não estão relacionados diretamente ao imóvel. É indicada quando os interessados buscam localizar registros e não possuem o respectivo número.
O Livro 3 - Registro Auxiliar, foi destinado ao registro de atos que, sendo atribuídos ao registro de imóveis por disposição legal, não digam respeito diretamente ao imóvel matriculado.
No registro de imóveis, são dois os livros "indicadores", previstos no artigo 173, incisos IV e V: o Livro nº 4 ("Indicador Real") e o Livro nº 5 ("Indicador Pessoal").
Pois bem, no Brasil existem cinco tipos de registros públicos: o Registro Civil de Pessoas Naturais, o Registro Civil de Pessoas Jurídicas, o Registro de Títulos e Documentos, o Registro de Imóveis e o Registro Público de Empresas Mercantis, conhecido como Junta Comercial.
Livros obrigatórios para o Registro de Imóveis
A prenotação nada mais é que a apresentação de um título para registro, ou seja, o protocolo do título que se deseja registrar ou averbar na matrícula do imóvel, conforme dispõe o art. 182 da lei de Registro Públicos.
A certidão de imóvel é um documento que atesta as principais movimentações referentes a uma propriedade, assim como certifica quem são seus proprietários e descreve suas principais características.