Refogado é tanto o método de cozimento quanto o princípio de muitas receitas de comida de verdade. A técnica é a seguinte: cortar os alimentos em pedaços pequenos e mexer sem parar com pouca gordura na panela. ...
O objetivo é dourar, liberar líquido e transferir sabor de um ingrediente aromático para outro. Essa preparação altera pouco o valor nutricional, além de deixar a comida mais saborosa. Neste post, vamos apresentar algumas dicas de como refogar os alimentos de maneira correta e eficiente.
É a cebola quem vai primeiro. O tempo de cozimento da cebola é maior do que o tempo de cozimento do alho picado, fatiado ou batido no pilão com sal. Depois que a cebola murcha, fica transparente e começa a dourar, é hora de colocar o alho.
Para desacelerar o processo de douramento do alho, ao invés de jogá-lo no óleo quente, coloque o alho e o óleo juntos na panela fria e só aí ligue o fogo. Dentro de 1 ou 2 minutos, o óleo vai começar a borbulhar de leve e o alho vai soltar o seu sabor.
Opa! Aí, estão as diferenças entre grelhar e refogar: no refogado, vai mais azeite e a gente fica naquele mexe-mexe, no fogo baixo ou médio, para o alimento soltar água ir cozinhando delicadamente, por igual. ... Não pode amontoar, se não eles soltam água e acabam cozinhando em vez de grelhar.
Em resumo, refogar é fritar mexendo o tempo inteiro e rapidamente os alimentos com apenas um pouco de gordura quente para eles ganharem cor, sabor e textura.
Em uma frigideira, saltear é simplesmente cozinhar os alimentos rapidamente em fogo alto com um pouco de gordura e em movimentos constantes. Dessa forma, os alimentos são cozinhados de forma homogênea, criam uma casquinha crocante e delicada no exterior, ganham um sabor adocicado, e o interior fica macio e suculento.
Coloque óleo. Assim que a frigideira estiver quente o suficiente, coloque um pouco de óleo nela. Não ponha demais no começo, pois você pode aumentar a quantidade depois. Use o suficiente para espalhar por todo o fundo da frigideira. Você acabará usando cerca de uma colher de sopa (15 g) por cebola.