O rebaixamento do nível de consciência (também chamado rebaixamento/alteração do sensório) é um estado clínico no qual o paciente apresenta resposta inadequada à estimulação externa. Esta inadequação pode se manifestar como lentificação do pensamento, sonolência ou despertar ineficaz.
O que é alteração do nível de consciência?
As alterações do nível ou grau da consciência ocorrem como resultado do entorpecimento do cérebro , causado por medicamentos, drogas, condições fisiológicas alteradas ou doenças, e varia da lucidez plena ao coma profundo, passando pelos estágios conhecidos como obnubilação, torpor e coma superficial.
Como avaliar a pupila do paciente?
Fechar os olhos do paciente por alguns segundos; Abrir os olhos e com a lanterna clínica incidir a luz diretamente sobre cada uma das pupilas por alguns segundos; Avaliar, classificar e registrar no prontuário.
Quando ocorre o rebaixamento da consciência?
Denomina-se então por vigil o estado normal da consciência. O rebaixamento da consciência ocorre em três níveis: Obnubilação ou confusão mental Sopor ou estupor Coma Quando o rebaixamento da consciência ocorre juntamente com alucinações e delírios, e chamado de: Delirium Confusão mental ou Obnubilação
Qual o tipo mais grave de rebaixamento dos níveis de consciência?
Tipo mais grave de rebaixamento dos níveis de consciência, pois, diferentemente do coma, essa situação apresenta irreversibilidade do quadro ainda que métodos artificiais permitam preservar órgãos periféricos. Entretanto, a tendência é que após a morte encefálica o indivíduo apresente falência cardiovascular apesar do tratamento e venha a óbito.
Qual o grau mais profundo de rebaixamento da consciência?
O paciente só pode ser despertado por estímulos fortes ou até dolorosos. Coma É o grau mais profundo de rebaixamento da consciência. Não é possível qualquer atividade voluntária consciente.
Qual é o nível de consciência?
A consciência pode ser dividida em dois grupos. O primeiro corresponde ao nível de consciência, também chamado de estado de vigília, o segundo refere-se ao conteúdo da consciência, que consiste nas funções cognitivas e respostas efetivas, tendo relação com a percepção do ambiente.