Significado de Realimentação substantivo feminino Retorno para o insumo de parte da produção de uma máquina, sistema ou processo (para controle, p ex). [Eletricidade] Transferência de energia da saída para a entrada do mesmo circuito; retroalimentação.
Retroalimentação ou realimentação também denominada por feedback, cujo significado técnico é "retorno da informação ou do processo". É o efeito retroativo ou informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão, ou até mesmo dar uma resposta.
Realimentação positiva e negativa De maneira simplificada, realimentação consiste em amostrar a saída de um sistema e subtrair (ou somar) parte desta amostra no sinal de entrada. Quando somamos o sinal de saída na entrada caracterizamos uma realimentação positiva (positive feedback), que aumenta o sinal de entrada.
A realimentação pode ser negativa ou positiva. A realimentação negativa é usada para conseguir as seguintes propriedades: Dessensibilizar o ganho: fazer o ganho menos sensível aos valores dos componentes do circuito.
Um dos exemplos mais conhecidos é o momento do parto. Quando o bebê está prestes a nascer, observa-se o estiramento do colo uterino, o qual estimula a liberação da ocitocina. ... A retroalimentação positiva é também observada nas glândulas mamárias, que secretam leite em resposta à quantidade de ocitocina liberada.
A realimentação negativa atua de forma a atenuar o sinal de entrada no amplificador, para controlar o ganho do sistema de acordo com o ganho de realimentação (bloco H). A realimentação positiva, por sua vez, reforça o sinal de entrada no amplificador.
Amplificadores de Tensão A impedância de entrada deverá ser alta e a impedância de saída pequena. A malha de realimentação deve amostrar a tensão de saída. Por causa da representação de Thévenin da fonte o sinal de realimentação deverá ser uma tensão que pode ser misturada com a tensão da fonte em série.
A realimentação negativa atua de forma a atenuar o sinal de entrada no amplificador, para controlar o ganho do sistema de acordo com o ganho de realimentação (bloco H). ... A realimentação positiva, por sua vez, reforça o sinal de entrada no amplificador.
A retroalimentação positiva está muitas vezes associada a situações patológicas. É um mecanismo de retroalimentação que não contribui para a estabilidade do sistema, dado que promove o incremento dos desvios ao equilíbrio, afastando o valor da normalidade.