1. Doença causada pelo amolecimento e deformação dos ossos, principalmente da ráquis .
Quais são os sintomas do raquitismo?
Os principais sintomas do raquitismo geralmente incluem:
Problemas nos dentes, como atraso no crescimento dos dentes, dentes tortos ou esmalte frágil;
Relutância da criança para andar;
Cansaço fácil;
Atraso no desenvolvimento da criança;
Estatura baixa;
Ossos fracos, com maior tendência a fraturas;
O que é o raquitismo como pode ser evitado?
O raquitismo pode ser evitado se a dieta tiver uma quantidade suficiente de vitamina D e cálcio. Para crianças mais velhas, boas fontes de vitamina D são peixes oleosos, ovos ou cereais com adição suplementar de vitaminas.
Como saber se uma criança tem raquitismo?
Sintomas do raquitismo
atraso no crescimento;
atraso no desenvolvimento motor;
atraso no fechamento das fontanelas cranianas, conhecidas popularmente como moleiras;
ossos longos encurvados e com as extremidades alargadas;
deformidades na coluna, como escoliose;
dores musculares, e outros.
Como prevenir a osteomalacia?
Seja qual for a idade, as melhores formas de prevenir doenças como a osteomalácia e osteoporose é por meio de uma dieta rica em alimentos com vitamina D, como leites, queijos, ovos, peixes e cogumelos. Essa alimentação deve fazer parte do dia a dia do indivíduo.
Qual a origem do raquitismo?
O raquitismo é uma doença caracterizada pela deficiência na mineralização da cartilagem de crescimento. Essa doença manifesta-se na criança no retardo de seu crescimento, além de algumas deformações no seu esqueleto.
Como evitar o raquitismo?
Basta suplementar os nutrientes que estão em falta por um tempo e ajustar a dieta. Esse tipo do raquitismo é mais frequente em países muito pobres, onde a fome atinge proporções epidêmicas. "Agora, para as versões genéticas não há cura", aponta Marise. Nessas situações, o uso de suplementos é mandatório durante toda a vida.
Qual a causa do raquitismo em crianças?
Raquitismo é uma condição que afeta o desenvolvimento dos ossos em crianças. Isso faz com que os ossos se tornem suaves e fracos, o que pode levar a deformidades ósseas. Raquitismo em adultos é conhecido como osteomalacia ou ossos moles. A causa mais comum de raquitismo é a falta de vitamina D e cálcio. A vitamina D é obtida em grande parte ...
Quais são os tipos de raquitismo genético?
Outros tipos de raquitismo genético afetam proteínas especiais no corpo que são usadas pela vitamina D, afeando portando sua absorção. Ocasionalmente, o raquitismo se desenvolve em crianças com doenças raras no rim, fígado ou intestino. Essas doenças podem afetas a absorção de vitaminas e minerais.