No dia-a-dia, existem vários exemplos de raciocínio empírico. É aquilo que aprendemos pela experiência, pela observação. Não colocamos o lápis sobre uma mesa inclinada, pois sabemos que vai cair, não pisamos numa poça de lama pois sabemos que vai afundar, etc.
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas. Já que empírico é um tipo de conhecimento "enciclopédico" fundamentado noutros, consagradamente notáveis, porem conflitantes com inéditos cuja base é cientifica.
A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares. Por exemplo: O cobre é condutor de eletricidade, ... Logo, todo metal é condutor de eletricidade.
Por exemplo: quando solto uma moeda, percebo que ela segue uma trajetória para baixo; quando solto uma maçã, percebo que ela segue uma trajetória para baixo, assim como quando solto uma barra de ferro. Assim, por indução, concluo que há uma propriedade que atrai os corpos em direção ao solo: a força da gravidade.
Uma corrente de pensamento pode ser entendida como sendo os laços pessoais que se constroem para criar e propagar ideias novas. os chamados "grupos criativos", cuja importância está na formação de novos conceitos e na consolidação do conhecimento. Cada disciplina possui as suas escolas de pensamento.
O que é indução
Na indução, o raciocínio parte de elementos particulares até chegar em uma conclusão. Na dedução, o raciocínio parte da conclusão para chegar nos elementos particulares. Um exemplo: em uma casa é encontrada uma pessoa morta (conclusão).
Na indução, ou método indutivo, o trajeto rumo ao conhecimento começa na observação. Partindo do que se é observado, ou seja, do particular, elabora-se uma regra geral. A indução se baseia, portanto, na generalização e na probabilidade. ... Ou seja, a sua conclusão tem apenas um grau de probabilidade de ser verdadeira.
A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares. Por exemplo: O cobre é condutor de eletricidade, ... É importante que a enumeração de dados (que correspondem às experiências feitas) seja suficiente para permitir a passagem do particular para o geral.