Os alimentos fortificados são aqueles que recebem a adição de algum nutriente, como ferro, vitaminas, ômega 3, cálcio, fibras e ácido fólico.
Para ser considerado fortificado ou enriquecido, 1 ml do produto devem fornecer no mínimo 15% da ingestão diária recomendada do nutriente para os líquidos e 30% para alimentos sólidos. Neste caso, o produto pode alegar "Alto teor" ou "Rico em".
O leite enriquecido ou fortificado, nada mais é que o próprio leite com a adição de vitaminas e minerais de fontes externas.
Alimentos fortificados ou enriquecidos são alimentos que recebem a adição de algum nutriente em sua composição original para melhorar sua composição nutricional ou apoiar a prevenção de carências nutricionais.
O que é a fortificação/enriquecimento nutricional dos ovos? Têm-se os dois termos, enriquecimento e fortificação, o mais apropriado seria fortificação pois o ovo já é um alimento naturalmente rico em nutrientes. Então a fortificação seria mais fortalecer, incrementar.
"O enriquecido já tem o nutriente, mas em quantidades muito pequenas, se fazendo necessário um aporte maior. Já o fortificado não tem o nutriente, ou tem em quantidades ínfimas. Então esse produto passa a receber esse nutriente com o intuito de suprir as necessidades".
Leite de vaca– O leite de vaca, naturalmente, é rico em diversos nutrientes e dentre eles está a vitamina D.
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar, além de também poder ser obtida em maiores quantidades por meio do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes, gema de ovo e leite, por exemplo.
Alimentos enriquecidos ou fortificados são aqueles que foram acrescidos de algum nutriente com a finalidade de reforçar seu valor nutricional, podendo ser uma reposição dos nutrientes perdidos durante o processamento do alimento ou a suplementação com quantidades superiores a seu nível normal.