Quéchua ou quíchua é o idioma nativo mais falado da América do Sul, uma língua de origem indígena presente em vários países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e, claro, no Peru.
Talvez você não saiba, mas muitas palavras que utilizamos diariamente procedem do quechua: expressões tão cotidianas como "ayer fui a la cancha" (ontem fui ao campo) ou "invítame un pucho" (me dá um cigarro?) incluem quechuísmos cuja origem muitas vezes não é conhecida.
Hoje, o quíchua é língua oficial no Peru e na Bolívia, junto com o espanhol e o aimará.
O significado da palavra Inca (ou Inka em quéchua) se refere a uma espécie de título ou distinção, algo como senhor, rei, monarca, imperador ou chefe supremo. Estes governantes, sempre homens, se intitulavam "filhos do sol". ... Até mesmo o termo "império" foi introduzido pelos espanhóis, os incas não utilizam.
Significado do runa simi É o nome original da língua quechua. Runa significa pessoa, humano, pessoas e simi quer dizer palavra, linguagem, linguagem, linguagem, voz. Portanto, "runa simi" significaria a linguagem das pessoas, a linguagem das pessoas ou a linguagem humana.
Ciquinchara pensava que quando os espanhóis fossem exterminados, aqueles três seriam preservados, pois seriam de grande utilidade.
O quéchua se disseminou pela América Latina graças ao império inca cinco séculos atrás, e atualmente é falado por cerca de 10 milhões de pessoas, 3,7 milhões delas no Peru, onde é uma das três línguas oficiais.
espanhol Por conta da colonização espanhola, a população peruana fala o espanhol, mas grande parte dos peruanos também fala o quíchua (ou quéchua) e o aimará, duas línguas indígenas pré-colombianas.