O animal é completamente herbívoro e sua principal fonte de energia é o capim. Até por conta disso, é comum ser encontrado próximo a riachos, brejos, córregos e rios.
Significado de Preá substantivo masculino e feminino [Brasil] Mamífero roedor aparentado e semelhante, na forma e no comportamento, ao porquinho-da-índia. A espécie mais comum, de Pernambuco até o sul do Brasil, Paraguai e norte da Argentina, não tem cauda e mede cerca de 25cm de comprimento.
Não crie os animais sozinhos nas gaiolas, pois eles gostam da companhia de outros porquinhos. Mas também não deixe mais que um macho por gaiola, para evitar brigas. CUIDADOS - Fáceis de criar, os porquinhos-da-índia demandam poucos cuidados. Não necessitam de vacinas nem vermífugos.
Diferente do que muitos pensam, não se trata de rato, mas sim do Preá, um roedor nativo da América do Sul, que mede cerca de 25 cm de comprimento, de pelagem cinzenta, corpo robusto, patas e orelhas curtas, incisivos brancos, sem cauda. É aparentado com o porquinho-da-índia.
Ofereça 1 a 2 ml de comida a cada hora ou no máximo de 3 em 3 horas. O mais importante é que o porquinho não aspire essa mistura para os pulmões. Para isso, você jamais pode alimentar os filhotes de barriga para cima. Você deve alimentá-los na posição natural deles.
Alimentos que não podem comer os porquinhos-da-índia
Cavia aperea, também chamado de preá ou bengo, é um roedor de ampla distribuição na América do Sul, do gênero Cavia, família dos caviídeos. É aparentado com o porquinho-da-índia (Cavia porcellus). ... Em algumas regiões do Brasil é criado e usado como alimento.
[Zool.] Preá ou bengo é o nome popular de um animal mamífero, roedor, da família Caviidae, ¨aparentado¨ com o porquinho-da-índia (Cavia Porcillus). Mede cerca de 25 cm., sem cauda, pelagem cinza-escuro,patas e orelhas pequenas. Tem ampla distribuição em toda a América do Sul.
Caso você more em uma casa e possua um quintal, jardim ou até mesmo uma garagem, é recomendável que o porquinho da índia seja solto para poder se movimentar com mais espaço. No apartamento, separe algumas horas do seu dia para também poder deixá-lo solto.
Coloque duas vasilhas diferentes de comida e um esconderijo em cada lado da gaiola. Se você tiver mais de um porquinho-da-índia, é melhor fazer um túnel, um iglu e tal para cada um. Dessa forma, eles não brigam pelo território. É legal ter uma divisória removível na gaiola.