Domesticados, os búfalos-asiáticos fornecem carne, leite e couro, sendo usados também no transporte de carga e nas lavouras. Na Ásia, é raro encontrar búfalos selvagens. Os búfalos são animais de grande porte: medem entre 75 centímetros e 2 metros de altura.
O búfalo africano (Syncerus caffer) é um mamífero, herbívoro, que pertence à família Bovidae. É um animal de grande porte que chega a medir até 3 m de comprimento e 1,7 m de altura. Seu peso pode alcançar 900 kg.
Simples: porque aí existe um habitat rico de pequenos insectos, precisamente na altura do ano em que o alimento começa a escassear no lago. Mais, sendo os sapos animais de sangue frio, nada melhor do que aproveitar o "aquecimento central" fornecido pelos búfalos, enormes mamíferos de sangue quente.
O maior bovídeo africano, por ser forte e combativo, faz parte da categoria Big Five, lista na qual os caçadores definiram os cinco animais africanos mais perigosos. Mas, de todos os Big Fives, o búfalo-africano é o animal menos emblemático.
O mais provável ancestral do búfalo doméstico, cujo nome científico é Bubalus bubalis L., é o Arnee ou búfalo selvagem indiano que habitava, no passado, o sul da África ou, provavelmente, o norte da Índia, Sri Lanka e Indochina. O Arnee foi denominado Bubalus arnee por Keer, em 1792.
Sua pelagem é marrom escuro ou preta nas subespécie da savana e avermelhada na subespécie que habita as florestas, o búfalo-da-floresta (S. caffer nanus), conhecida ainda como búfalo-vermelho, entre outros.
BúfaloReino:AnimaliaClasse:MammaliaOrdem:ArtiodactylaFamília:BovidaeSubfamília:Bovinae
Mamíferos Búfalo/Classe
15 anos O animal vive até mais ou menos os 15 anos produzindo muito leite, carne e trabalho. Quando o assunto é trabalho, o búfalo também é campeão.
A primeira prática para amansar um búfalo de trabalho é perfurar o septo nasal e colocar uma argola de metal, por onde vai passar uma corda, com a qual o adestrador controla a direção do animal. Galindo (1993) recomenda ter assepsia e utilizar argola de metal que não oxide para evitar infecções posteriores.