Porém, será que, do ponto de vista da Oftalmologia, essa impressão tem fundamento? Não, olhos não emitem luz – apenas a recebem, permitem a sua entrada através das pupilas. O máximo que pode acontecer é os olhos estarem mais úmidos, o que acaba criando uma camada superficial que reflete mais a luz.
Significado de Brilho [Figurado] Conjunto de qualidades intelectuais que deslumbram; vivacidade de espírito, talento de que resulta notoriedade. [Figurado] Estado do que é luxuoso, opulente, esplendoroso; magnificência.
Sair com os dois olhos vermelhos nas fotos é algo normal, segundo os especialistas. Mas quando apenas um deles brilha assim por ser um sinal de doença ocular, como tumores, cataratas ou cicatrizes.
O que ocorre é que ele possui uma quantidade alta de uma célula chamada bastonetes, responsável por captar luz. "Além disso, possui uma camada chamada tapetum lucidum, que funciona como um refletor de luz. Isso aumenta a capacidade de o gato enxergar à noite", complementa a veterinária.
Se o olho brilha, muda tudo. Pode ser o céu, uma música, um livro, um professor. Quando alguma coisa faz o olho da gente brilhar, a mente brilha. E aí, aprender se torna natural.
Essa é uma reação que pode ser testada e comprovada: a atração física e a paixão fazem nossas pupilas dilatarem, através de um estímulo do sistema nervoso simpático – a divisão do sistema nervoso que justamente lida com situações de tensão.
Quando o brilho no olhar se apaga, nos mostra a incapacidade da manutenção do amor verdadeiro, genuíno, luminoso, sincero, reluzente e intenso. Cônjuges que já sofreram traição, violência emocional, abusos relacionais, abalos na percepção do outro devido a frustrações e decepções...
O olho humano possui em sua porção mais anterior uma lente natural chamada cristalino, que permite que a imagem possa ser projetada para a superfície da retina. Quando essa lente perde sua transparência a ponto de prejudicar a passagem da imagem, desenvolve-se o quadro que chamamos de catarata.
Quando o flash dispara, as pupilas continuam dilatadas, por conta da pouca luz até o momento. O vermelho que vemos nada mais é do que o sangue responsável pela oxigenação da retina, que fica em maior evidência por conta da forte luz do flash.
Ao disparar o flash, as pupilas nem sempre conseguem se contrair a tempo de se ajustar a entrada de luz. Quando a luminosidade do sensor "bate" na retina, ela "volta" para a câmera, explica o fotógrafo Lucas Lima, do UOL. Como a região tem vasos sanguíneos, a cor avermelhada aparece.