Os livros publicados pela Pimenta Cultural partem do estrato mínimo L3, devido às notas atribuídas a cada critério para enquadramento de cada obra no respectivo estrato de classificação Qualis Livros. ... Os estratos atribuídos às obras são: L1 (elevada qualidade), L2, L3, L4, L5 (menor qualidade) e LNC.
L1 (elevada Qualidade), L2, L3, L4 e L5 (menor qualidade). LNC (não classificado seria atribuído a possíveis itens incluídos pelos Programas, mas que não atendem os requisitos que definem um livro, podendo ser cartilhas, material didático etc.)
O Qualis é o sistema de classificação dos veículos de divulgação da produção científica brasileira, visando aferir seu nível de qualidade (bases de indexação, impactos bibliométricos etc.). Este trabalho é feito pela CAPES, que faz uma revisão permanente dessa classificação, em geral em periodicidade quadrienal.
A classificação Qualis Livros se dá em quatro estratos, de L1 a L4, sendo os estratos superiores, L3 e L4, reservados para as obras de maior relevância no desenvolvimento científico da área e na formação de mestres e doutores.
O Qualis Periódicos possui 8 classificações: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero. Cada área de avaliação tem a liberdade de estabelecer seus critérios para classificar os trabalhos.
O Qualis Livros é uma classificação da CAPES sobre a produção intelectual que resulte de investigação em suas diferentes modalidades, ou seja, trabalhos acadêmico-científicos, técnicos ou artísticos vinculados à programas de pós- graduação, sejam obras integrais, coletâneas, dicionários, enciclopédias ou anais ...
Para maiores informações sobre o andamento da qualificação de livros em cada área, sugere-se contato direto com o Representante de cada área pelo e-mail disponível no Sítio da CAPES: www.capes.gov.br, menu AVALIAÇÃO, item QUALIS, e-mail dos representantes.
Para ser classificado como L2 a obra deve atender ao menos três dos seguintes critérios: Ter vínculo com pelo menos a área básica de atuação/formação do autor. Obra realizada com apoio de instituições e agências de fomento.
Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela "Evento de Classificação" e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).