Juran associa qualidade à idéia de "adequação ao uso". Assim, para esse autor, um produto tem qualidade quando é adequado ao uso, ou seja, quando satisfaz às necessidades do usuário. A adequação ao uso é determinada por aquelas características do produto que o usuário reconhece como benéficas para ele.
O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.
Diversos autores definem a qualidade sob suas visões, como por exemplo: Juran diz que – "Qualidade é adequação ao uso"; Philip Crosby define: "Qualidade é conformidade às especificações"; Noriaki Kano propôs uma definição bastante difundida no ocidente, onde explica qualidade como – "Produtos e serviços que atendem ou ...
Importante: A análise das características fornece tanto os elementos para a criação de um novo termo, como para a fixação do conteúdo de um termo já existente na língua, e ainda, para estabelecer as relações entre os termos de um tesauro e para a construção da definição num glossário.
12 – Por que o conceito da qualidade enquanto adequação ao uso define, por si próprio, uma estratégia para produzi-la? ... A qualidade é o elemento que os une. A satisfação do cliente e o sucesso da empresa, serão os itens fundamentais na avaliação da qualidade.
A qualidade do produto ou serviço se refere basicamente ao nível em que este entregável atende aos requisitos previamente estabelecidos para ele. Por exemplo, você estava em alguma pizzaria e solicitou uma pizza de atum e veio atum com queijo.
1. Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.
"A qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente." "Há pessoas que têm os defeitos das suas qualidades, mas outras têm as qualidades dos seus defeitos.
Qualidade é ausência de defeitos (JURAN, 1989). Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações, ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido (CROSBY, 1979).