O pulmão negro é uma doença pulmonar ambiental causada pela inspiração de uma grande quantidade de pó de carvão durante muitos anos. Existem dois tipos de doença do pulmão negro: Pulmão negro simples. Pulmão negro complicado, também chamado fibrose maciça progressiva.
O pulmão negro, denominado também pneumoconiose dos carvoeiros ou pneumoconiose dos mineiros de carvão, é uma doença pulmonar ocupacional que tem como causa o depósito de pó de carvão nos pulmões. Essa doença foi descrita pela primeira vez por Thompson, no ano de 1836.
6 sintomas que você deve desconfiar que está com problema...
Se o enfisema pulmonar não for tratado convenientemente pode trazer algumas complicações graves e pode matar: Problemas cardíacos - Um individuo com enfisema pulmonar pode desenvolver problemas cardíacos pelo aumento da pressão das artérias da circulação pulmonar.
A secreção pulmonar é um sinal de que algo está acontecendo no aparelho respiratório e precisa ser investigado, pois pode indicar doenças graves. Em caso de secreção pulmonar, consulte o/a médico/a de família, clínico/a geral ou pneumologista.
O pulmão negro (pneumoconiose dos carvoeiros) é uma doença pulmonar causada pela acumulação de pó de carvão nos pulmões. É consequência da aspiração do pó de carvão durante muito tempo. No pulmão negro simples, o pó do carvão acumula-se à volta das vias respiratórias inferiores (bronquíolos) dos pulmões.
Além disso, um pulmão saudável consegue se expandir mais, o que aumenta a capacidade respiratória para cada movimento. O simples ato de inspirar e expirar fica mais fácil e ajuda mais o corpo. Longe das doenças pulmonares, você também não tem que lidar com tosses, chiado no peito ou mesmo secreção.
Após o diagnóstico, a expectativa de vida do paciente varia bastante de acordo com a gravidade do acometimento. A maioria das pessoas vive mais de 10 anos, entretanto nos casos graves a expectativa pode ser menor que 5 anos.