Publico: é um agrupamento de indivíduos que seguem os mesmos estímulos. Não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida através dos diversos meios de comunicação.
Podemos tomar como exemplo de uma multidão os agrupamentos de pessoas nos protestos políticos que vivenciamos nos últimos anos.
substantivo feminino Agrupamento de pessoas, de animais ou de coisas. Grande número de; montão: multidão de roupa para passar! Reunião das pessoas que habitam o mesmo lugar. Parte mais numerosa de gente que compõe um país; povo, populacho.
(O público é um espaço de coesão mental entre indivíduos fisicamente separados). Na multidão existe a valoriza- ção da comunicação recíproca, logo a acção do líder inspirador aparece sempre contrabalançada pelos outros indivíduos.
Uma multidão pode ser ou não organizada, podendo também ter ou não características em comum (como liderança por ex.) com outras definições e formas de agrupamento humano como público, população e massas.
Os principais tipos de agregados sociais são a multidão, o público e a massa. Um exemplo de uma multidão é um grupo de pessoas se juntando para observar um fenômeno. Uma multidão é um agregado pacífico ou tumultuoso de pessoas ocupando determinado espaço físico.
Uma multidão é um agregado pacífico ou tumultuoso de pessoas ocupando determinado espaço físico. As principais características da multidão são: - proximidade física: há contato direto, porém temporário, entre os componentes de uma multidão. O indivíduo tem de estar necessariamente presente no agregado social.
Os telespectadores de um programa de televisão podem ser enquadrados como massa, pois possuem os mesmos interesses, mas sem interação, e consomem passivamente a mensagem que assistem. Já o público não possui uma forma específica, sendo que ele responde a um mesmo estímulo espontaneamente.
Principais características: Não ocorre contato entre as pessoas do grupo, a sua formação é espontânea, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação predominante é aquele transmitido pelos meios de comunicação de massa.