A proteína C reativa é uma proteína produzida pelo fígado, cujos níveis aumentam de valor quando há alguma inflamação no corpo. A PCR é considerada uma reagente de fase aguda, ou seja, aumenta em resposta à inflamação.
Uma maneira simples de suprimir a PCR para muitas pessoas é eliminar os quilos de gordura abdominal. Os níveis ideais de PCR para que todos se esforcem estão abaixo de 0,55 mg / L em homens e abaixo de 1,0 mg / L em mulheres .
De 1,0 e 5,0 mg/dL: encontrado em infecções virais e processos inflamatórios leves; De 5,1 e 20,0 mg/dL: encontrado em infecções bacterianas e processos inflamatórios sistêmicos; Acima de 20,0 mg/dL: encontrado em infecções graves, grandes queimados e em politraumatismo.
O valor médio da PCR em pessoas saudáveis é de até 0,8mg/l (1, 11). Aproximadamente 99% da população saudável têm valores de PCR abaixo de 10mg/l e, na maioria dos casos, os níveis não chegam a 2mg/l. Valores acima de 10mg/l indicam processo inflamatório em atividade.
Um estudo de 2013 descobriu que comportamentos de saúde ideais (como dieta, exercícios, etc.) poderiam reduzir a PCR. Nesse estudo, pessoas com quatro a seis "comportamentos ideais" tiveram uma redução de até 32% em seus níveis de PCR. O exercício sozinho tem demonstrado ser um meio de reduzir a alta PCR.
Valores baixos da Proteína C-reativa indicam, no geral, que o organismo está livre de infecções ou inflamações. Também vale destacar que quando há constância nos baixos níveis de PCR, há menos risco de que a pessoa sofra com problemas cardiovasculares (como derrame e ataque cardíaco).
Cereais integrais. São grãos que auxiliam na diminuição do risco de inflamação. Isso porque grãos integrais contêm fibras, que reduzem os níveis de proteína C reativa, que em alta quantidade cria risco de doenças cardíacas, infecções em qualquer parte do corpo, reumatismo e até câncer.