A proteção mecânica é um elemento muito importante para garantir a proteção e durabilidade do sistema impermeabilizante. Essa proteção é composta de argamassa de cimento e areia, emulsão adesiva. e, se o projeto exigir, deve ser estruturada com uma tela.
Resistência Mecânica de sistemas de impermeabilização O sistema de impermeabilização é responsável por proteger os elementos da edificação contra o ataque da umidade e da infiltração da água. Ele é utilizado nas estruturas de concreto armado, nos elementos de fundação, baldrames, e também nas lajes de cobertura.
A proteção mecânica e a manta asfáltica
6° Passo – Proteção mecânica Trata-se basicamente do revestimento primário ou definitivo para evitar abrasão ou perfuração da manta com objetos cortantes ou desgaste prematuro ou ressecamento do material. Executa-se em seguida, uma argamassa de cimento e areia no traço 1:3 ou 1:4, e espessura mínima entre 3 e 4 cm.
3 a 5 mm A manta asfáltica é fabricada por diversos fornecedores e comercializada em rolos, geralmente com 1m de largura e 10m de comprimento, tendo espessura variável (conforme especificação) de 3 a 5 mm.
A manta asfáltica ardosiada é uma membrana autoprotegida indicada para impermeabilização de lajes sem trânsito e expostas à intempéries. Apresenta excelente acabamento e resistência aos raios UV.
A aderência pode ser melhorada com a aplicação de alguma camada de ligação indicada pelo fornecedor da manta, tal como uma camada fina de aderência e ligação (uma mistura de cimento a areia fina com algum aditivo próprio), como se fosse o chapisco aplicado nas paredes para receber o reboco.
Veja a seguir o passo a passo: Verificar se a superfície está limpa, seca e bem regularizada, com caimento para os ralos e meia-cana nas quinas, que eliminam os cantos vivos. Aplicar um primer, que é uma tinta de ligação, entre a manta e o local onde ela será aplicada. Aguardar o tempo indicado pelo fabricante.
A camada de berço é uma camada sobressalente a camada de regularização, com função de dar apoio à proteção da camada impermeável contra agressões pro- venientes do substrato.
Utilizada em sistemas que não podem ser expostos a luz solar e quando há transito de pessoas sobre a cobertura, dando maior durabilidade. ... Alguns projetistas podem indicar uma camada de proteção térmica aumentando o conforto e durabilidade do impermeabilizante.