As medidas de promoção, prevenção e proteção à saúde consiste na tomada de medidas de prevenção dos acidentes pré-pós-exposição. As medidas de precaução-padrão (MPP) são consideradas um conjunto de medidas adotadas como forma eficaz de redução de riscos e danos aos profissionais de saúde expostos (SILVA ET.AL, 2012).
O principal foco do trabalho da vigilância sanitária é garantir a promoção da saúde à população, contando com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo em todo tipo de problema sanitário que possa afetar a relação entre meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de ...
A principal diferença encontrada entre prevenção e promoção está no olhar sobre o conceito de saúde, na prevenção a saúde é vista simplesmente como ausência de doenças, enquanto na promoção a saúde é encarada como um conceito positivo e multidimensional resultando desta maneira em um modelo participativo de saúde na ...
melhoria do estado de saúde (de pessoa que esteve doente, que sofreu acidente, que foi alvo de intervenção cirúrgica, etc.)
Enquanto a promoção da saúde tem como objetivo educar as pessoas para que elas façam escolhas saudáveis em suas vidas, a prevenção se concentra em esforços para reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças.
Na sua rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como de prevenção a doenças evitáveis, a Vigilância Sanitária atua (com poder de polícia) na regulação dos produtos, propagandas, ambientes, serviços, procedimentos, processos e tecnologias que envolvam risco à saúde.
Ela tem como função dar ao corpo nutrientes e energia para que mantenha suas funções vitais funcionando. Para que isso ocorra, a legislação sanitária dos alimentos tem papel fundamental. Da mesma maneira que ingerimos nutrientes, também é possível consumir coisas que exponham o corpo a riscos.