Prosódia é o emprego correto da acentuação tônica das palavras. Ela está ligada à oralidade. Há casos em que um erro de prosódia pode transformar palavras oxítonas em paroxítonas ou uma proparoxítona em paroxítona. Por exemplo, pronunciar rúbrica e não rubrica, que é o correto.
Os traços prosódicos abrangem seqüências que vão da palavra à frase e caracterizam de forma peculiar o nível fonético das línguas."
A prosódia é um elemento estudado pela fonética e fonologia, ramos da Linguística que classificam os aspectos sonoros das palavras. Está relacionada à maneira como falamos e à como entoamos nosso discurso. Não pare agora...
- Algumas palavras apresentam dupla prosódia, ou seja, dupla pronúncia e grafia, mantendo o mesmo significado. Exemplos de dupla prosódia: acrobata e acróbata. azálea e azaléia.
Ortoépia é a correta pronúncia dos grupos fônicos. A ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos. Erros cometidos contra a ortoépia são chamados de cacoepia.
A dificuldade de decodificação do texto escrito pode ser refletida na organização prosódica dele, dificultando sua leitura e compreensão. A prosódia é o elemento supra-segmental de um enunciado que está continuamente presente na fala por meio do acento, entonação e ritmo do enunciado(9,10).