O que é Prólogo: Prólogo é um texto ou uma advertência, geralmente breve que antecede uma obra escrita e que tem por objetivo apresentá-la ao leitor. Do grego "prólogos" que significa "escrito preliminar". Prólogo é o mesmo que introdução, prefácio, prefação, preâmbulo.
O principal motivo seria permitir ao leitor a compreensão do que o escritor deseja transmitir e tudo aquilo que será apresentado para formular a história. O prólogo, então, serve como forma de "justificar" ao leitor o porquê daquele tema para aquela história e também como a desenvolveu.
pró·lo·go go. 1. [ Literatura ] Texto que antecede a parte principal de uma obra literária.
Possui o significado de "escrito preliminar" e serve para apresentar uma obra ao leitor, fazendo um esclarecimento ou uma advertência sobre algum fato que antecede a trama. Trata-se, portanto, da introdução de um trabalho, da primeira parte de um livro, e tornou-se sinônimo de prefácio, preâmbulo, proêmio e prelúdio.
O prólogo é um método introdutório em que o autor fala acerca do tema do livro e também de alguma experiência vivida. Já a introdução é praticamente o contrário, pois visa referir-se ao livro por completo.
Ao contrário de prólogo, epílogo é a parte final de um artigo ou trabalho. Em um obra de ficção, por exemplo, epílogo é o capítulo final, no qual o autor descreve o desfecho da história.
Prólogo é um termo que provém da língua grega e que se refere a um pequeno discurso que antecede o corpo de uma obra escrita. Trata-se portanto da primeira parte de um livro. ... O prólogo pode ser escrito pelo autor do corpo principal do livro ou por outra pessoa.
Significado de Ato substantivo masculino Capacidade para agir, para realizar alguma coisa; ação. Para um ser vivo, movimento adaptado a um fim: ato instintivo, voluntário. Manifestação da vontade humana: ato de bondade, de caridade; julga-se um homem pelos seus atos.