As proliferações fusocelulares são aquelas onde há predomínio de células fusiformes na biópsia ( estudo histopatologico). Trata-se de um grupo muito amplo de tipos histológicos, que inclui desde variantes benignas até neoplasias malignas extremamente agressivas.
o que é um tumor fusocelular? Tumores fusocelulares são aqueles onde há predomínio de células fusiformes. Trata-se de um grupo muito vasto, que inclui desde variantes benignas até neoplasias malignas extremamente agressivas. Uma avaliação clínica criteriosa é fundamental.
O sarcoma fusocelular é um tipo de tumor cujas células aparentam um fuso quando vistas sob microscopia. É um tumor maligno, porém com diferentes graus de malignidade, podendo se originar do tecido conectivo sob a pele, dentre os músculos ou em volta de órgãos.
O tumor epitelial fusocelular com diferenciação seme- lhante a timo (SETTLE) é uma rara neoplasia da glândula tireóide, mais comum em crianças, adolescentes, e adultos jovens. 1 É considerado um tumor de baixo grau, com capa- cidade de enviar metástases após um longo período da apre- sentação.
Célula delgadas com a forma tridimensional de um fuso, isto é, com um corpo aproximadamente cilíndrico, mas cujas extremidades são alongadas e afiladas. Seu núcleo é alongado e acompanha a forma celular.
Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos.
Pleomorfismo Celular: variação de forma e tamanho das células e seus núcleos.
Um sarcoma é considerado estágio IV, quando se disseminou para locais distantes (metástases). Neste estágio, os sarcomas raramente são curáveis. Porém, alguns pacientes podem ser curados se o tumor principal e todos os focos de disseminação da doença puderem ser removidos cirurgicamente.