Nos cloroplastos acontece a fotossíntese, processo responsável pela produção de energia e de substâncias orgânicas. Além disso, os cloroplastos são capazes de sintetizar aminoácidos e lipídeos, que constituem a sua membrana.
A estroma existe no interior dos cloroplastos, sendo uma matriz amorfa, rica em enzimas solúveis, incluindo as responsáveis pelas reações da fase bioquímica da fotossíntese. ... Também são encontrados no estroma os plastoglóbulos, grãos de amido, fitoferritina, plastorribossomos e moléculas de DNA.
Em plantas, as reações de luz ocorrem nas membranas dos tilacoides de organelas chamadas cloroplastos. Fotossistemas, grandes complexos de proteínas e pigmentos (moléculas absorvedoras de luz) que são otimizados para coletar luz, têm um papel chave nas reações fotoquímicas.
Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.
A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. ... Além de oxidar moléculas derivadas da glicose, as mitocôndrias também são responsáveis pela oxidação de ácidos graxos, também com intuito de gerar ATP.
Localizada nas membranas tilacóides, a clorofila é o que causa a coloração verde das folhas. Outros pigmentos, como os carotenóides, que tornam as cenouras alaranjadas, também são encontrados nas membranas dos tilacóides.
No interior da membrana interna é formada uma região que contém muitas enzimas e proteínas responsáveis pelas reações químicas dos cloroplastos e diversas outras moléculas. Essa região é denominada estroma.
1. [ Anatomia ] Tecido que sustenta um órgão ou uma estrutura anatómica (ex.: estroma gastrointestinal; estroma ovariano). 2. [ Biologia ] Tecido compacto de um fungo, constituído pelo entrelaçamento das hifas.