A prostaglandina é produzida por células do estômago que percebem o excesso de acidez. Esse hormônio vai então inibir as células do estômago que produzem o ácido e, ao mesmo tempo, vai estimular as células que produzem o gel de bicarbonato. Isso protege o estômago!
Por que o suco gástrico, responsável pela digestão , não digere o estômago? O órgão possui células que o recobrem internamente e produzem muco, uma forração gelatinosa.
Segundo a nutricionista, a pimenta é anti-inflamatória, ajuda a aumentar o muco que protege o estômago e até é cicatrizante. "Se consumir pequena dose diariamente, [a pimenta] vai ter todos os efeitos benéficos", diz. Uma banana pela manhã também pode trazer benefícios, conforme explica Karin.
O ácido clorídrico proporciona o ambiente altamente ácido necessário para a pepsina decompor as proteínas.
Peça ao médico para receitar um protetor gástrico, como Omeprazol ou Pantoprazol, em jejum: reduz a produção de ácido no estômago; Não misture anti-iflamatórios diferentes no mesmo tratamento: além de potenciar o surgimento de úlceras, aumenta o risco de sangramento e agrava problemas renais.
A mucosa glandular do estômago representa os 2/3 da superfície gástrica interna, em que há produção de ácido clorídrico e pepsinogênio. Também é onde há efetivos mecanismos protetores, como a produção de muco, bicarbonato e rápida re-epiteliação da mucosa.
O suco gástrico é o principal agente da digestão das proteínas pelo estômago. Ele é formado por ácido clorídrico (HCl) e pepsinogênio, tendo caráter ácido, de pH 2. O pepsinogênio é uma enzima inativa incapaz de realizar sozinha a hidrólise das proteínas.
Os sucos digestivos são elaborados pelas glândulas digestivas, como as glândulas salivares, que produzem saliva, as glândulas estomacais, que produzem suco gástrico, o pâncreas, que produz suco pancreático, as glândulas intestinais, que produzem o suco intestinal ou entérico, e o fígado, que produz a bílis.
O muco gástrico é uma glicoproteína que serve a dois propósitos: a lubrificação das massas alimentares para facilitar o movimento dentro do estômago e a formação de uma camada protetora sobre o epitélio de revestimento da cavidade do estômago.
Parede estomacal A parede do estômago é revestida por uma camada de células recoberta por um muco protetor. Esse muco tem como função evitar que o ácido corroa o tecido estomacal. É na parede estomacal que se encontram as glândulas denominadas fossetas gástricas, que secretam o muco.