Já uma usina siderúrgica é uma espécie de metalúrgica especializada: ela trabalha exclusivamente na produção de ferro e aço, que nada mais é do que um ferro "purificado", como você confere no infográfico ao lado.
Siderurgia é o ramo da metalurgia que se dedica à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos.
Além do minério de ferro, do coque e do calcário outras matéria primas são utilizadas para na industria siderúrgica, entre elas está o minério de manganês e a sucata de aço, que assume papel importantíssimo pois não só corresponde ao reaproveitamento de material como também substituto para o ferro gusa na fabricação de ...
Ela se dedica a transformar metais em produtos que servem de matéria-prima e peças para produção de outros itens. Também conhecida como indústria de base, a metalúrgica parte do derretimento de metais ferrosos e não-ferrosos.
Na siderurgia, em sua maioria, usa-se o óxido de ferro, misturado com areia fina, e carvão mineral ou carvão vegetal. O carvão exerce duplo papel na fabricação do aço: como combustível ou como redutor. Há três fases no processo: redução, refino e laminação.
O equipamento onde o processo de redução do ferro ocorre é chamado de Alto-forno, sua função é provocar a separação do ferro, Fe, do seu minério, Fe2O3. ... O agente redutor utilizado na siderurgia é o coque, proveniente do carvão mineral.
As principais matérias-primas são carvão mineral, minério de ferro e calcário.
A produção do ferro gusa é um processo químico que utiliza a redução de minérios de ferro para gerar o principal formador do aço. O ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %).