Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, polímeros, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e ...
O petróleo pode ser utilizado de muitas formas, como matéria-prima para a formação de outras substâncias e como fonte energética. É muito utilizado como fonte de energia, gás e combustível. Atualmente, cerca de 40% da energia primária (originária da natureza) vem do petróleo.
Nafta: matéria-prima para a indústria petroquímica e também transformado em gasolina. Gasolina: utilizada como combustível. Querosene: usado como combustível para turbinas a jato. Óleo diesel: usado especialmente em transporte rodoviário, aquaviário e também nas termoelétricas.
As principais aplicações no mercado. As naftas são utilizadas como solventes ou também em processos petroquímicos para a produção de polímeros. Mas muitas delas são utilizadas como solventes de tintas, solventes de borracha, e em vários tipos de aplicação.
A goma-base, a "borracha" que dá a consistência ao doce, é o principal ingrediente. Antes, a substância vinha da seiva de uma árvore. Hoje, é sintética, feita de vários derivados do petróleo, como resina e parafinas.
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás de cozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleo diesel e óleos lubrificantes, e resíduos como a vaselina, asfalto e pixe. ... No caso desta mistura o gás de menor ponto de ebulição é o nitrogênio.