FIFO é uma sigla para "First In, First Out" e seu conceito primário é simples: a empresa deve trabalhar com filas de espera, em que à medida que os produtos novos são colocados na fila, os antigos vão sendo retirados, obedecendo a ordem de chegada dos itens no estoque.
A principal função do FIFO é garantir que o primeiro produto recebido seja o primeiro a deixar o estoque. Dessa forma, desde que a empresa sempre receba itens com uma data maior do que a de seu estoque, ao seguir essa metodologia, não correrá o risco de esquecer uma mercadoria que tem maior necessidade de saída.
O FIFO ou PEPS é uma técnica que estipula uma sequência para toda a movimentação do estoque. ... Em outras palavras, a técnica organiza as prateleiras e locais de estocagem de forma que o primeiro produto a ter entrado seja o primeiro a deixar o estoque. Dessa forma, consegue-se ter pleno controle do estoque.
No método FIFO ou PEPS – First in, first out ou Primeiro que Entra é o Primeiro que saí, a primeira compra que entrou é a primeira que sai do estoque seguindo a ordem cronológica, que por sua vez torna o saldo do valor em estoque mais próximos dos últimos lotes adquiridos, pois o saldo final é sempre baseado no valor ...
O método FIFO estipula uma sequência inteligente para a movimentação das mercadorias, independentemente do tipo de produto a ser gerenciado. Ele não requer grandes investimentos para ser implantado — demanda apenas mudanças de comportamento em relação ao controle de estoque da empresa.
A área contábil de uma empresa utiliza o método FEFO e FIFO para estipular o valor do estoque – que é um ativo circulante – num determinado período. Sendo assim, as escolhas contábeis interferem no valor dos impostos a serem recolhidos.
A sigla LIFO, em inglês, quer dizer "Last in, First Out". Ela refere-se a um sistema onde os produtos que entraram há mais tempo no estoque são os primeiro a serem vendidos. Esse modelo serve, principalmente, para garantir a rotatividade de produtos com longos prazos de validade.
FIFO, LIFO e FEFO, são termos utilizados na área de Logística ou Supply Chain que determina o tipo de controle de movimentação de estoque utilizado no Centro de Distribuição, Armazém ou Almoxarifado, que não tem relação com os métodos de apuração contábil, uma vez que na Logística ou Supply Chain além de ser utilizado ...