Dizemos que uma ação (processo) transitou em julgado quando não cabe mais nenhum recurso. Assim, caso a sentença tenha sido ruim para a parte e o advogado da mesma já tenha recorrido por todos os meios possíveis e mesmo assim não conseguiu ganhar a causa, e o processo transitou em julgado, não há mais o que fazer.
É na audiência de instrução e julgamento que as partes, diante de um juiz, discutem os termos da ação, apresentam novas propostas de acordo, provam suas alegações, apresentam testemunhas – pessoas que presenciaram o fato –, etc.
Cumprimento de sentença: colocando a decisão em prática Depois que todos os recursos interpostos forem julgados, diz-se que a decisão transitou em julgado. Isso significa que, a partir desse momento, ela é definitiva e pode ser colocada em prática. ... O processo tem seu fim quando a sentença é definitivamente cumprida.
Localização na serventia indica que os documentos físicos do processo que corre, estão localizados no cartório. ... Assim, pode-se entender que o juiz está ainda analisando o processo que receberá, por ele, a conclusão.
Segundo os artigos 2 do CPC/2015, o valor atribuído à causa pode ser impugnado pela parte ré, ou, então, corrigido de ofício pelo juiz, desde que, em ambos os casos, sejam observados os marcos preclusivos previstos na lei processual.
Lembrando que o prazo é de no mínimo 1 (um) mês, com exceção dos processos que tramitam em segredo de justiça.